sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A Guerra Fria acabou, mas a luta contra o comunismo não

Já se passaram 26 anos desde o fim da guerra fria. A ameaça imediata do comunismo ao mundo livre se dissipou. No entanto , os regimes comunistas de partido único ainda dominam um quinto da população mundial. Isso significa que mais de um bilhão de pessoas ainda vivem nos estados comunistas.
Há, no entanto, pessoas lutando em nome dessas vítimas do comunismo.

Livrando a Terra do Comunismo

A Victims of Communism Memorial Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1994, existe para educar o público sobre a ideologia. A esperança do grupo é que, lembrando o mundo do que o comunismo fez, ele possa finalmente se livrar da Terra.
Medalha de Liberdade de Truman-Reagan
A medalha é concedida anualmente pela Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo àqueles que demonstraram um compromisso vitalício com a liberdade, a democracia e a oposição ao comunismo e a todas as outras formas de tirania.
Entre os vencedores desde o primeiro prêmio em 1999 estão muitos que resistiram ao comunismo na Europa: Elena Bonner e Vladimir Bukovsky (URSS), João Paulo II e Lech Wałęsa (Polônia), Vaclav Havel (Tchecoslováquia) e Viktor Orbán (Hungria) e Armando. Valladares (posto avançado soviético Cuba).
Os vencedores asiáticos incluem Wei Jingsheng e Chen Guangcheng (China) e Trần Văn Bá e Fr. Nguyễn Văn Lý (Vietname).
Para a lista completa, clique aqui .
O problema é que americanos com menos de 35 anos "não estão aprendendo fatos básicos sobre o século 20", disse o diretor da fundação em um recente evento em Washington, DC. Por isso, “ temos que educar. Nós temos que comemorar. E, finalmente, planejamos construir um museu aqui em Washington para fazer tudo isso ”, explicou a diretora Marion Smith. 
No ano passado, a fundação lançou mais de 100 programas educacionais. Esses programas estiveram presentes em todos os 5 estados e foram direcionados a institutos de ensino superior. Também lançou campanhas publicitárias na Times Square, em Nova York, que provocaram a popular hashtag  #communismkills  no Twitter.  
#Communismkills era "mais do que apenas uma tag hash", disse Smith. O comunismo “ não tem lugar em um mundo livre e próspero, no qual os direitos individuais são respeitados”. Assim , a participação do público nas mídias sociais é um progresso notável em direção ao   objetivo da Fundação Vítimas de Comunismo de “um mundo livre da falsa esperança do comunismo. "
A fundação também é responsável pelo financiamento da Estátua das Vítimas do Memorial, localizada no centro de Washington, DC A estátua deve ser uma réplica da Deusa da Democracia, uma estátua construída pela primeira vez durante os tumultos da Praça da Paz Celestial em 1989.

A medalha da liberdade

Uma das funções da estátua é a cerimônia anual da Fundação Roll Call of Nations e a Medalha da Liberdade de Truman-Reagan. A cerimônia homenageia o passado e o presente do mundo das vítimas do comunismo enquanto celebra a liberdade nas nações que o possuem. Este ano marcou o 10º ano em que a fundação realizou este evento.
Houve mais de 100 milhões de vítimas do comunismo em todo o mundo. "Nossa tarefa não é deixar que isso aconteça novamente", disse o vencedor deste ano da Medalha de Liberdade Truman-Regan, Dr. Mart Laar. Laar foi duas vezes o primeiro-ministro da Estônia após o colapso da União Soviética e depois o ministro da Defesa do país.
Como jovem historiador na Estônia ocupada pelos soviéticos, Laar começou a entrevistar veteranos da resistência estoniana à ocupação soviética após a Segunda Guerra Mundial. O governo o perseguiu, até que finalmente a polícia secreta soviética, a KGB, acusou-o de "caluniar o regime soviético" e instaurou um processo criminal contra ele. O livro foi finalmente publicado em 1992 como  Guerra nas Madeiras: Luta pela Sobrevivência da Estônia, 1944-1956.
"Isso exige de todos nós para manter a memória viva", explicou ele. Como a diretora Marion Smith, Laar acha que lembrar corretamente as vítimas do comunismo é uma parte fundamental para educar o público. "Vamos fazer o Museu dos Crimes Comunistas acontecer - essa é a maneira mais certa de colocar o comunismo no monte de cinzas da história", disse Laar.
traduzido de https://stream.org/cold-war-fight-communism-not/
A Estônia e Centesimus Annus de Laar : Uma mensagem universal de esperança pode ser encontrada aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário